Welcome Halloween!

Muitos já devem ter ouvindo falar sobre o Halloween, mas você já se perguntou como surgiu esse costume? Vasculhei alguns sites e decidi contar um pouquinho sobre essa data.

O Halloween é uma mistura de antigas crenças celtas e rituais católicos que foram se aperfeiçoando no decorrer do tempo. Sua origem remonta ao festival Samnhain, que era comemorado pelos Celtas no dia 1° de novembro representando um novo ano. Eles acreditavam que na véspera do ano novo os espíritos dos mortos transitavam livremente no nosso mundo. Muitos tentando se comunicar com seus familiares e outros preferiam atrapalhar a vida daqueles que nada os fizeram. Dessa forma, passaram a criar oferendas para apaziguar os mortos, enfeitando suas casas, colocando velas e comidas nas janelas. Os anos foram se passando e os Celtas começaram a comemorar esse dia com rituais (vistos pela igreja como rituais satanitas), as pessoas faziam fogueiras, usavam máscaras, ouviam músicas e interpretavam peças pelas ruas, para assim mostrar aos mortos que todos poderiam viver na paz.

Essa tradição chegou aos EUA em meados do século XIX e foi muito bem recebida pelos americanos que além de aderirem essa nova cultura passaram a modifica-la com o tempo, deixando-a cada vez melhor. As crianças e adolescentes saiam as ruas nesta data fantasiados de algo assustador e horripilante, batiam de porta em porta pedindo doces, foi aí que surgiu a famosa brincadeira “gostosuras ou travessuras?”. E assim o Halloween foi perdendo um pouco do seu caráter supersticioso e religioso, mas nunca abandonando suas raízes.

Devido a divulgação da mídia essa cultura internacional chegou ao Brasil, porém ainda não conseguiram adaptar esses costumes aqui. Por ser muito recente, poucos brasileiros concordam com a ideia de comemoramos essa data e poucos a comemoram. Sofrendo fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. Que argumentam que esta festa de origem pagã poderá influência as crianças a desrespeitarem seus princípios e valores cristãos. O triste é saber que dificilmente o povo daqui vai apreciar essa cultura tão legal, mas ainda tenho esperanças de um dia ver as pessoas fazendo parte dessa data fantasmagórica e aderindo cada vez mais aqui essa tradição.

Happy Halloween!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s