Entrevista da Meg Cabot para a revista Cosmopolitan [tradução]

Meg Cabot teve sua grande oportunidade após 10 anos de luta para se tornar uma escritora de sucesso.

8421123768_439a72b360

A entrevista oficial se encontra no site da Cosmopolitan (e está em inglês), desculpe-me desde já se a tradução não está muito boa, mas não sei bem o inglês e acabei recorrendo ao Google Tradutor.

“Quando começou a escrever suas próprias histórias como uma adolescente, sua mãe a incentivou, mas também avisou que ela iria lutar, que seus livros poderiam nunca serem publicados, e que talvez ela precisava trabalhar em um segundo emprego por tempo indeterminado.

A maioria dessas coisas foi verdade para Cabot. Ela trabalhava na sua escrita e publicou alguns livros em sua idade adulta. Mas ela precisou de um segundo emprego por 10 anos até inventar a história sobre uma princesa que se transformou em o mega best-seller O Diário da Princesa. Cabot é também a autora da série sobrenatural A Mediadora, de vários romances, e de ficções adolescentes. Ela publicou mais de 80 livros, que foram vendidos mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo. Um novo livro Diário da Princesa, casamento real, foi lançado este mês, e dois novos títulos estão previstos para 2016.

Cabot, 48, que vive com o marido em Key West, Flórida, fala sobre encontrar inspiração para suas histórias na vida cotidiana e a importância de  insistir em algo que você ama.”

Ambos os meus pais eram professores, e eu cresci em uma cidade universitária, em Bloomington, Indiana. Meu pai trabalhou na universidade, e assim fez um monte de pais dos meus amigos. Quando você vê seus pais lendo o tempo todo e todos os seus amigos e pais de amigos, isso é apenas o que você faz. Houve uma ênfase em escrever histórias também. Se estava chovendo lá fora, meus pais diriam: “Aqui estão alguns lápis e papel, escreve uma história.” Eu simplesmente nunca superei isso.

Eu comecei a escrever Star Wars fanfiction quando eu tinha 11 ou 12 anos. Eu realmente me identificava com a personagem da princesa Leia. Foi a primeira vez em um filme que eu tinha visto uma personagem que pegou uma arma e estava atirando nos homens e também governou sobre estes combatentes rebeldes e que também era uma princesa.

Meu fanfiction era tudo sobre o que Luke e Leia fez depois. Eu não sabia que eles eram irmão e irmã, por isso era tudo sobre eles ficar juntos. Então, eventualmente, a minha mãe disse que não há tal coisa como a lei de direitos autorais. Você está gastando todo esse tempo escrevendo este e você nunca será capaz de publicar. Então eu comecei a escrever minhas próprias histórias que eram como Star Wars, mas em um planeta diferente.

Ser uma escritora não era algo que deixava meus pais super empolgados para que eu seja. Eles sabiam que era uma vida dura e que seria difícil publicar algo. Minha mãe queria que eu entende-se que eu teria que procurar outro trabalho também.

Eu fui para a Universidade de Indiana, porque o meu pai ensinou lá, e fui livre. Eu poderia fazer o que quisesse, e ninguém poderia dizer que eu estava desperdiçando o dinheiro dos meus pais. Eu conheci um cara que era um amigo de um amigo meu, e ele me perguntou o que eu queria. Eu disse, escrita criativa, e ele disse: “Não, não faça isso! Eles estão indo para sugar todo o amor de escrever fora de você.” E eu não queria que isso acontece-se, então me formei em arte, porque eu amava a arte também.

Eu trabalhava em uma livraria, mas eu não estava escrevendo nada. Eu estava lendo livros de romance e pensei que eu provavelmente poderia escrever um desses, especialmente os romances históricos. Então eu comecei a tomar a história da arte e a história medieval. Eu comecei a escrever romances históricos com a esperança de um dia eu poderia vender um. Eu escrevi cerca de quatro ou cinco. Na livraria, eles tinham todos esses livros sobre como escrever um romance e como vender um, mas eu simplesmente não poderia trabalhar até ter a coragem de enviá-los. Eu ainda não sabia o que faria se fosse rejeitada.

Eu me mudei para Nova York, porque é de onde todo o material de publicação é e eu estava tentando conseguir um emprego como uma ilustradora. Eu tinha alguns trabalhos, mas não o suficiente para viver. Eu realmente precisava de benefícios e um emprego para pagar o aluguel. Isso foi quando aquele mesmo cara que me disse para não tomar escrita criativa – falou: “Você deve obter um emprego na NYU, porque eles dão aulas gratuitas para os funcionários. Você pode trabalhar lá, começar a tomar aulas e descobrir o que você realmente quer fazer.” Eu pensei: Que ótima ideia! Então nós começamos a sair o tempo todo, e acabamos nos casando.

Eu arrumei um trabalho sendo gerente assistente dos dormitórios de calouros. Eram em torno de pessoas jovens, e a maioria deles iria dormir até meio-dia todos os dias para que eu pudesse escrever na parte da manhã. Eu realmente gostei. Você tem grandes benefícios. Eu comecei a tomar mais aulas de redação na NYU de “Como publicar seu livro” e “Como obter um agente.”

Naquela época, meu pai faleceu de câncer, e é aí que eu realmente senti que deveria fazer isso. Se há algo que você realmente quer fazer, você precisa fazê-lo. A pior coisa que pode acontecer, pensei, é morrer alguém que você ama, não que você pode obter uma rejeição de alguma editora.

Assim, logo que voltei do funeral em Indiana, eu comecei a enviar os livros para fora. E, claro, todos eles foram rejeitados. Acabei de enviar cartas para os agentes dizendo a eles quem eu sou e o que eu havia escrito. Eu finalmente consegui um agente. E ela começou a enviar os livros para fora e ela me deu um contrato escrito romances com imprensa do St. Martin. Eu fiz isso com um nome diferente, Patricia Cabot, porque eu não queria que a minha avó descobri-se. Eles publicaram cerca de quatro livros, mas não havia dinheiro suficiente para encerrar meu dia de trabalho de algum jeito.

o-diario-da-princesa

Enquanto que tudo estava acontecendo, minha mãe ligou para dizer que ela estava namorando novamente e foi um dos meus professores de arte que tive na faculdade. Mesmo eu estando muito feliz por ela, foi realmente duro para mim porque eu conhecia esse cara. Eu então comecei a escrever sobre como eu me sentia sobre isso e se transformou em uma história sobre uma menina cuja mãe estava namorando seu professor e a menina acaba por ser uma princesa. E foi assim que se transformou em O Diário da Princesa. Eu mandei para a minha agente, e ela adorou. Mas ninguém queria publicá-lo. Era muito snarky para as crianças, jovem demais para os adultos. Eu provavelmente tive 20 rejeições. Cada grande editora recusou-se exceto Harper Avon, que ainda é a editora desses livros.

Eu comecei a série A Mediadora pouco depois que meu pai morreu. Eu estava nos meus 20 e poucos anos, e sua morte me deixou mal, foi muito difícil, embora ele tivesse estado doente com câncer por um longo tempo. Eu tinha ouvido falar que era comum as pessoas que sofreram a perda de um ente querido começar a se sentir como se eles estão sendo “assombrados” por essa pessoa, mas eu ficava vendo meu pai nos lugares mais estranhos – como em jogos Knicks! Na TV! Isso é o que me deu a idéia para Suze na série A Mediadora, uma menina que não só vê o fantasma morto de seu pai, mas todos aqueles que estão perdidos, os espíritos que vagão e ela os ajuda a chegar no seu destino final.

O Diário da Princesa foi a primeira série a encontrar uma editora, e a série A Mediadora seguiu rapidamente, mas eles estavam com duas editoras diferentes, e eu tinha uma cláusula de não concorrência com a primeira. Então eu tinha que escrevê-las sob dois nomes diferentes – Meg Cabot e Jenny Carroll. Jenny Carroll era o nome do meu gato morto.

Disney comprou os direitos do filme para O Diário da Princesa antes que ficasse publicado. Quando eu tinha uma editora para o livro, eles disseram: “Não fique muito animada. Um monte de livros começa a opção filme, e isso não significa que ele vai virar um.” Mas a Disney continuou chamando com o material que estava acontecendo com o filme e me fazer perguntas sobre a história. E, finalmente, eles me mandaram um grande cheque. E eu era como, “Eu estou fora daqui!” Eu parei na NYU. Eu tinha sido daquele trabalho há 10 anos, e eu adorei. Mas eu tinha tantos contratos de livros nesse ponto.

Eu vendi os direitos de O Diário da Princesa no exterior, bem como, que o mercado queria imediatamente vários livros. Então eu tive que começar a trabalhar neles imediatamente. E a América viu o interesse e disseram que queriam mais série também. Eu lembro que havia um ponto onde eu escrevi 12 livros em um ano.

Se você ver um livro como uma série, você pode dizer a editora, mas normalmente eles querem ver como o primeiro vai ser. Às vezes eles vão comprar uma opção de dois livros, o que significa que eu devo a eles dois livros. Normalmente, se você está apenas começando, será um contrato de um livro. Com O Diário da Princesa, eu estava dizendo a eles: “É vai ser 16 livros – você deve comprar todos!” É uma boa coisa para ter um agente porque eles vão dizer-lhe para se acalmar. Você não quer se trancar em um negócio como que fora iniciado porque seus livros pode realmente decolar e seu tempo vai passar a valer muito mais. Você quer um contrato curto para estar em um lugar melhor negociando para os próximos livros. Você deseja manter seus direitos estrangeiros e direitos do filme e não assinar os que têm mais para a editora porque você tem mais dinheiro para si mesmo. E é isso que eu fiz.

O [Diário da Princesa] livro saiu em 2000, e ele fez muito bem sem o filme. Eu tinha uma turnê do livro, e ele ficou na lista dos mais vendidos. Foi apenas a palavra da boca.

Eu finalmente queria que todos os meus livros estivessem sobre um único nome. Eu tive que manter três sites. Eu tinha Meg Cabot, Jenny Carroll, e Patricia Cabot. Era demais para fazer tudo isso. Mesmo que a mídia social não sendo, então, o que é agora, era difícil.

Eu consegui convencer a minha editora dos livros de Meg Cabot para absorver os livros Jenny Carroll e permitir-me a escrevê-los com o meu nome. Eles compraram os direitos para o fundo de catálogo por isso toda a série A Mediadora foi republicado sob o meu nome verdadeiro. Eu parei de escrever os romances históricos porque não estavam a transformar-se tão rentável. Além disso, foi uma tonelada de investigação. Eu fiz cerca de oito daqueles total. Então, eu tinha todos os meus livros sob o mesmo nome e as coisas ficaram mais sob controle.

O produtor e eu fomos para o teatro na noite anterior ao filme Diário da Princesa saiu. Queríamos ver como o público reagiria. Ele foi completamente lotado. Havia pessoas que não conseguiam encontrar um banco e estavam de pé no corredor. O gerente estava gritando com as pessoas, porque era um perigo de incêndio. Ele fez uma tonelada de dinheiro naquele fim de semana, e percebemos que ia ser um enorme sucesso. É porque as pessoas podem levar seus filhos, sua avó, e toda a gente de todas as gerações poderia ir vê-lo.

Eu realmente não queria qualquer envolvimento com o filme. Se a morte do meu pai me ensinou alguma coisa, é para se divertir com o tempo que me resta na terra. E ver alguém fazer um filme fora de um dos meus livros não soa divertido para mim. Eu entendo que isso pode soar como diversão para outra pessoa. Não é apenas a minha geleia. Eu prefiro gastar meu tempo escrevendo.

Depois que o filme saiu, houve um aumento nas vendas para o livro. Eu tinha escrito 2-3 sequelas para a série. A editora começou a pedir mais imediato. Eu estava na posição de renegociar para muito mais dinheiro. Eles também abriram a porta para eu fazer mais livros em diferentes gêneros.

Eu escrevi 80 livros publicados até agora. A inspiração para as histórias geralmente vem de algo que aconteceu na minha vida. Eu estou trabalhando em uma história agora que foi inspirado por uma família de um evento específico. Ou será que vai ser algo que eu li no jornal ou me aconteceu ou aconteceu com alguém que eu conheço. E eu vou fazer personagens que vão em torno de o que quer que essa história é.

Nos dias em que eu vou escrever, eu me levanto, tomo café da manhã, e eu tenho que fazer a cama. Se a cama não é feita, eu sinto que tudo vai desmoronar. Então eu escrevo na cama, enquanto ele é feito. Eu escrevo em um laptop 10-5, paro para o almoço, e eu continuo com a internet desligada, o que é muito importante. Eu apenas tento fazer tantas páginas quanto eu posso ter feito naquele dia. É realmente difícil porque há tantas distrações.

Sinto-me perplexa o tempo todo. Eu sinto que eu fiz algo errado na história ou eu só não sinto que eu posso escrever naquele dia. Então, eu vou desligar o computador, fazer algumas tarefas domésticas, fazer uma caminhada, ler ou assistir TV, ou sair com amigos. Eu o coloco em banho-maria, e às vezes ele vai se desvendando na minha cabeça. Tenho sorte porque um monte de pessoas que odeiam o seu trabalho ainda tem que ir. Eu não me permito ter muitos dias de folga. Eu ainda tenho que trabalhar sobre ela. Há um prazo.

É muito isolado porque você é apenas por si mesmo. Eu sinto falta de ter as pessoas a atirar a brisa. Você tem que ser muito auto-motivado e começar o trabalho feito e às vezes você simplesmente não consegue fazer, e isso é ruim. E a auto-promoção é muito difícil. Constantemente ter que ir em mídias sociais e falar de mim é muito embaraçoso para mim. Eu me sinto tão envergonhada dizendo: “Por favor, leia meu livro!” É ótimo estar nessa posição para ser capaz de fazer isso, mas tanto tempo é tomado por fazer essas coisas.

É um grande desafio para um escritor tentar ser capaz de fazer um leitor escapar de seu mundo e esquecer seus problemas por um dia, porque você tenha escrito algo que é tão convincente que eles esquecem que eles estão em um quarto de hospital à espera de resultados de teste ou algo assim. Quando eu leio bons livros e eu esqueço dos meus problemas, eu amo isso. Se eu posso fazer isso para alguém, eu acho que é realmente grande. Eu não sei se eu sempre vou ter sucesso, mas só o fato de ouvir dos meus leitores agradecimentos por ajudá-los através de alguma coisa, é a maior recompensa.

Eu não tenho uma escolha do que fazer, porque eu tenho quatro livros alinhados. Vou escrever mais livros do Diário da Princesa, e o sétimo livro da minha série A Mediadora está saindo em fevereiro. Eu quero pegar um barco e ir embora me divertir um pouco. Seria um escritório móvel divertido. Eu poderia ir lá fora, na água e obter algumas idéias dos golfinhos.

Por .
Tradução de Luana Castelo/Google Tradutor.

Deixe um comentário

